CAMPUS III

CH - Centro de Humanidades

O Centro de Humanidade da Universidade Estadual da Paraíba, Campus III, fica localizado na cidade de Guarabira, no Brejo paraibano. Atualmente o Centro conta com os cursos de Letras (Licenciatura), História (Licenciatura), Geografia (Licenciatura) e Direito (Bacharelado). 

Endereço: Bairro Areia Branca – PB 75 – Km 1, Cep 58200-000, Guarabira - PB
Telefone: (83) 3271-4080, Fax: (83) 3271-3322
Email: ch@uepb.edu.br ; direcaoch@uepb.edu.br; centrodehumanindades@uepb.edu.br

Breve histórico do Centro

A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (FAFIG), fundada pela professora potiguar Maria do Carmo de Miranda, foi criada pela Lei Municipal nº 132 de 06/09/1967 e publicada no Diário Oficial do Estado no dia 09/09/1967.


O Decreto 63.509 de 14/04/1971 autorizou o funcionamento da FAFIG tendo como sua mantenedora a Fundação Educacional de Guarabira. Nesse contexto, em 15/12/1977 houve o reconhecimento do curso de Licenciatura de 1º grau em Estudos Sociais e Letras, através do decreto nº 81.039.

Já em 1979, o decreto municipal nº 64/79 criou o Campus Universitário de Guarabira com uma área inicial de 23.000 m² e, em 1983, a FAFIG foi transferida para o Bairro de Areia Branca, Km 01 da rodovia PB – 075, tendo mais uma vez à frente a Fundação Educacional de Guarabira mantida pela Prefeitura Municipal. Em 1983 a Resolução nº 20/83 autorizou o funcionamento dos cursos de Geografia, História e Letras.

Em 23 de setembro de 1987 o Deputado Roberto Paulino encaminhou a Assembléia Legislativa o Projeto de Lei nº 81/87 que autorizou a incorporação da FAFIG à UEPB e deu outras providências. O Projeto foi aprovado pela Comissão de Justiça da Assembléia Legislativa em 22/10/1987 e encaminhado ao Governador Tarcísio Burity em 11/11/1987. Em 26/11/1987 o Governador incorporou a FAFIG à Universidade Estadual da Paraíba.

O Centro de Humanidades (CH), instalado no Campus III da UEPB, Guarabira, realiza estudos, pesquisas e extensões em nível de graduação distribuídas em cinco departamentos, sendo eles: Departamento de História; Departamento de Geografia; Departamento de Letras; Departamento de Educação e Departamento de Ciências Jurídicas. São cinco cursos de graduação nas áreas de História, Geografia, Letras (Língua e Literatura Portuguesa e Inglesa), Educação (Pedagogia) e Ciências Jurídicas (Direito). Os cursos de Direito e Pedagogia funcionam em período matutino e os demais cursos em período vespertino e noturno.

Atualmente o CH conta com mais de 70 ambientes, distribuídos em dois prédios. As antigas instalações em que funcionam as coordenações de curso, CPD, Direção de Centro e salas de aulas dos cursos de Direito, Pedagogia, História, Geografia e Letras. Funcionam duas copiadoras, sala de professores, bateria de banheiros e centros acadêmicos. No novo prédio (anexo CH), funciona o auditório, biblioteca, sala de projetos de pesquisa, e ambienta da pós-graduação, com salas de aulas, laboratórios de informática e geoprocessamento, além da coordenação das pós-graduações em nível de especialização.

Já são quatro cursos de especialização funcionando no CH, sendo: “Geografia e Território: planejamento urbano, rural e ambiental”; “Literatura e interculturalidade afro-brasileira”; “História Cultural” e “Ensino de Línguas e Lingüística”. Atualmente, há um projeto de um novo curso de especialização em Direitos Humanos, Econômicos, Culturais e Ambientais (DHECA).


Biblioteca Setorial Professora Maria do Carmo de Miranda

A Biblioteca Setorial Professora Maria do Carmo de Miranda, está localizada na cidade de Guarabira, Brejo Paraibano, situada no 1º andar do prédio anexo do Centro de Humanidades Osmar de Aquino (UEPB).
.
A história da Biblioteca se confunde com a própria história da Universidade, criada para suprir as necessidades informacionais dos alunos da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarabira (FAFIG). A biblioteca evoluiu juntamente com a Universidade Estadual da Paraíba, passando, ao longo de sua existência, por várias mudanças devido ao seu constante crescimento.

Após vinte anos de UEPB em Guarabira, no dia 03 de maio de 2010, a Biblioteca Setorial Professora Maria do Carmo de Miranda, reabre em um novo espaço físico, com uma área de 240 m², uma nova estrutura para melhor atender seus usuários em ambiente amplo, bem iluminado, climatizado e agradável.
 

Seu horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 7h00 às 22h00, ininterruptamente.

Fonte: Sítio da UEPB
Com o CAHIS