quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estudantes participam ativamente de Fórum de Debate e Mobilização no Campus III da UEPB em Guarabira

Com uma intensa participação dos estudantes, foi realizado na tarde de ontem (18) no auditório do Centro de Humanidades em Guarabira, o Fórum de Debate e Mobilização do Campus III da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). No evento, estudantes e professores discutiram formas de mobilização da Universidade para o cumprimento de Lei de Autonomia Financeira da UEPB, além de temas relacionados ao funcionamento e a função social do Campus III.

Durante a abertura do fórum, o professor Tiago Bernardon expôs o vídeo com a excelente fala da professora potiguar Amanda Gurgel, no qual ela relata a caótica situação da educação no estado vizinho do Rio Grande Norte, que em determinados aspectos assemelha-se com a situação deprimente da educação no estado da Paraíba. 

Porém, o que chamou a atenção, positivamente, foi a participação dos estudantes no decorrer do fórum, os quais questionaram, sugeriram e cobraram dos dirigentes da universidade, e dos demais estudantes, atitudes em defesa da UEPB, e também a formação de uma consciência mais crítica da comunidade acadêmica.

O estudante de Geografia, Jackson Leandro, criticou, por exemplo, a falta de incentivo dos professores do seu curso em relação ao debate, denunciando que houve um “abafamento” do fórum para que os estudantes de Geografia não participassem do evento. Jackson também criticou o atual diretor do Campus III pela ausência no referido debate, crítica seguida por vários estudantes que participaram do fórum.

Vale ressaltar que o Centro de Humanidades em Guarabira está na vanguarda dos debates previstos pela última Assembleia dos Docentes, pois está sendo o único campus, após o fim da greve, a promover debates mais aprofundados sobre as questões relacionadas à autonomia da UEPB.

Outro importante tema discutido durante o fórum foi a necessidade de apoio dos professores e estudantes do Campus III, e de toda a UEPB, ao movimento grevista do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba (SINTEP), já que a luta por melhores condições de trabalho e maior remuneração está ligada diretamente aos estudantes de licenciatura, futuros docentes.

Por fim, foram sugeridos debates periódicos no Centro de Humanidades com a finalidade de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a situação da UEPB.  Também foi criada uma comissão de estudantes e professores de vários cursos para continuar a mobilização no campus, recebendo o apoio dos Centros Acadêmicos de História, Geografia e Direito. Ficou decidido, ainda, que o segundo fórum de debate e mobilização será realizado na próxima quinta-feira, 26 de maio, a partir das 19h00min no auditório do Campus III da UEPB em Guarabira.

Nenhum comentário: