sexta-feira, 13 de maio de 2011

Site do 31º Encontro Nacional dos Estudantes de História já está no ar

Faltando apenas dois meses para o 31º Encontro Nacional dos Estudantes de História (ENEH), a comissão organizadora do evento lançou o site na última terça-feira (10), no qual os estudantes de história poderão obter informações sobre a programação, os simpósios temáticos, e as inscrições para o encontro.

Por isso, o Centro Acadêmico de História já colocou em todas as salas de aula do curso de História, e nos murais do campus III da UEPB, informações detalhadas sobre a documentação necessária afim conseguirmos um ônibus para o ENEH, que neste ano será realizado em Florianópolis (SC), na Universidade Federal de Santa, entre os dias 23 a 30 de julho, com o tema "A Funcão Social do Historiador e seu papel na Sociedade".

Os estudantes de história do Campus III, que têm intenção em participar do 31º ENEH, devem estar atentos aos informes publicados no site do encontro sobre o valor das inscrições, os eixos temáticos, etc., além de já ir providenciando a documentação descrita nos folhetos colados nos murais das salas de aula e no campus.

APRESENTAÇÃO
O Encontro Nacional dos Estudantes de História (ENEH) é uma atividade que é realizada anualmente por universitários do Brasil todo e no ano de 2011 será sediado em Florianópolis, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O ENEH é organizado pela comissão organizadora (COENEH) e pela Federação do Movimento Estudantil de História (FEMEH), e apoiada pelo Centro Acadêmico Livre de História, Departamento de história, Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Universidade Federal de Santa Catarina.
O encontro é composto por uma série de debates, palestras, minicursos, comunicações, mostras de artes visuais, shows e apresentações artísticas, permitindo aos estudantes um espaço de diálogo e troca de experiências. Ele compõe uma importante etapa na formação política e acadêmica dos discentes, justamente pela integração entre os futuros profissionais das diversas partes da região e de diferentes áreas de pesquisas e, ano após ano, esses espaços veem se consolidando como uma grande oportunidade para o fortalecimento de um movimento cultural, político-acadêmico organizado pela juventude universitária.
O debate acerca da função social do historiador e o seu papel na sociedade é pouco explorado dentro dos debates universitários. O tema pensado vem com o intuito de aprofundar essa discussão e apontar perspectivas sobre a real função do historiador e seu papel na construção da sociedade, assim como expor todas essas formas de expressão com a intenção de desconstruir opiniões preconceituosas e opressoras. A realização do evento garante, sobretudo, que a função social da universidade seja exercida, coordenando espaços que sirvam para a reflexão, a crítica e a construção do saber.

Nenhum comentário: