quinta-feira, 16 de junho de 2011

Diretor de Assuntos Acadêmicos do CAHIS do Campus III da UEPB participa de reunião com Pró-Reitor em Guarabira.

O Diretor de Assuntos Acadêmicos do CAHIS e Coordenador eleito do DCE do Campus III da UEPB, Wilton Meireles, participou na manhã de ontem (15), no auditório do Centro de Humanidades, de uma reunião com o Pró-Reitor de Ensino e Graduação (PROEG), Prof. Eli Brandão, juntamente com a Direção, Chefes de Departamentos, Coordenadores de Curso e representantes de outros Centros Acadêmicos.

Durante a reunião, foram debatidas várias questões referentes ao desenvolvimento das atividades de ensino e graduação no Campus III da UEPB, dentre elas, a histórica problemática do início das aulas no campus e a divisão, ou desblocamento, dos horários dos componentes curriculares.

Com relação ao horário do início das aulas no CH, o Pró-Reitor falou sobre a necessidade de se cumprir o horário estabelecido, haja vista que, na prática, as aulas começam no período noturno, por exemplo, a partir das 19h00min e finalizam às 21h30min, quando oficialmente devem iniciar às 18h30min e terminar às 22h00min. Os mesmos problemas relacionados ao início e término das aulas acontecem nos períodos da manhã e tarde.

Por isso, foi sugerida uma reunião com os secretários de educação e transporte dos municípios atendidos pelo Campus III da UEPB para que os horários estabelecidos pela instituição sejam cumpridos, pois a maioria, quase que absoluta, dos estudantes do CH dependem dos transportes disponibilizados pelas prefeituras, as quais se beneficiam com a formação e qualificação de profissionais da educação, oriundos da UEPB, para os seus respectivos municípios.

No que diz respeito à divisão, ou “desblocamento”, dos horários dos componentes curriculares aplicados, ou seja, a proibição de blocos de aulas seguidas de uma mesma disciplina, o Diretor de Centro, Profº Belarmino, defendeu a divisão. Já a Profª Alômia discordou da divisão dos horários dos componentes curriculares e ponderou sobre a necessidade de conhecer a realidade de cada curso e flexibilizar o horário devido dificuldades de deslocamento dos professores substitutos, opinião considerada pelo Pró-Reitor.

Levando em consideração as características do Centro de Humanidades, e o melhor aproveitamento das aulas, o Diretor de Assuntos Acadêmicos do CAHIS, Wilton Meireles, também se posicionou contra a divisão dos horários, pois a interrupção/divisão das aulas de cada componente curricular causaria lacunas no desenvolvimento dos estudos e prejudicaria os estudantes de outras cidades, que devido os problemas de transporte perderiam as aulas iniciais das disciplinas.

Por fim, ficou decidido que no próximo mês (julho) acontecerá uma nova reunião com a Pró-Reitoria de Ensino e Graduação da UEPB, e dessa vez com caráter deliberativo, já que a reunião de quarta-feira (15) transcorreu-se de maneira consultiva.

Nenhum comentário: